terça-feira, 15 de novembro de 2011

De regresso à Residência Artística. TPCjunior apresenta "Viúvas e etc."

No próximo sábado, dia 19 de Novembro, pelas 21h30 no Círculo Católico de Operários de Barcelos, o TPCjunior apresenta "Viúvas e etc.", um espetáculo constituído pelas peças em um ato: "Aluga-se Casa com Dez Divisões" (adaptação de José Fernandes da peça “25 de Maio”, de autor desconhecido) e “Cavalheiro Respeitável”, de André Brun.



“…senhoras, daquelas senhoras que só havia dantes. Umas, viúvas, que nunca mais (oh! nunca mais!) tinham sequer sorrido desde o dia da morte do extremoso marido” dizia-nos o poeta. Pois é de viúvas que tratamos hoje. Duas mais propriamente. 
Uma que saúda um espirrador contínuo, dizendo "Dominus Tecum", como nós agora dizemos “santinho". E é por causa de um espirro que surgem tias com gota (ácido úrico, mesmo), leonardos escapando-se à bicha e esta caindo nos braços de Leonardo e, também, se quer alugar uma casa. 100 moedas ou 1000 euros, conforme! Ah! E claro!... Eis o jovem desejado que ainda não tinha entrado na história. O amor real surge e foram felizes para sempre! 
Pois. Mas disto não temos bem a certeza... 
A vida está difícil e outra viúva equilibra o seu orçamento, não sabemos bem como, recebendo hóspedes a quem vai dando conselhos enquanto deita as cartas que, sem sono, ficam acordadas a noite inteira. A página de anúncios de um jornal foi enriquecida, não por uma morena universitária de 50 anos sem complexos e com telemóvel disponível 24 horas, mas por um singelo procura-se um tipo porreiro para me amparar e fazer ciúmes ao safado do Alfredo. Em suma: um cavalheiro respeitável! 
O amor real surge misturado com o desejo de ter os pés quentes no inverno e todos foram felizes para sempre! Pois. Mas disto ainda temos menos a certeza...
(Dur. aprox.: 70min)

Sem comentários:

Enviar um comentário