terça-feira, 28 de junho de 2011

TPCzinho apresenta "Vamos Contar Histórias" em Alheira (Barcelos)

Na próxima sexta-feira, dia 1 de Julho, pelas 10h, em Alheira, a convite da ACRA - Associação Social Cultural e Recreativa de Alheira, o TPCzinho apresenta "Vamos Contar Histórias", com encenação de José Fernandes. Tem entrada livre.

sábado, 25 de junho de 2011

TPCzinho apresenta "Vamos Contar Histórias" na Biblioteca Municipal de Barcelos

Na próxima terça-feira, dia 28 de Junho, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Barcelos, o TPCzinho apresenta "Vamos Contar Histórias", com encenação de José Fernandes. A representação está inserida nas Férias Activas Verão 2011 do Município de Barcelos, e tem entrada livre.


"Vamos Contar Histórias" Em casa, na escola, na televisão, nos livros… conhecemos histórias que alimentam a nossa imaginação e são importantes para o crescimento dos mais pequenos. São algumas delas que vamos apresentar! O TPCzinho é uma secção do TPC – Teatro Popular de Carapeços que é formada por 15 elementos, dos 8 aos 16 anos. Faz formação no campo do Teatro e apresenta espectáculos sobretudo dirigidos a crianças.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Casa cheia em Feitos para a terceira apresentação de "A Maluquinha de Arroios"

No passado Sábado, dia 11 de Junho, com lotação esgotadíssima no Centro Cívico de Feitos (Barcelos), o TPC apresentou pela terceira vez "A Maluquinha de Arroios" de André Brun, com encenação de José Fernandes.
Uma divertida comédia em três actos, com as aventuras do "escravo do dever" Baltazar Esteves na sua primeira escapadela em casa da Maluquinha,... casa onde lhe aparece uma pessoa de família em cada canto!
O TPC agradece o convite da ATEF, e também a todos quantos estiveram presentes.
Mais uma noite em cheio para o TPC. Viva o Teatro!

domingo, 5 de junho de 2011

TPC em Feitos (Barcelos) apresenta "A Maluquinha de Arroios" de André Brun

No próximo sábado, dia 11 de Junho, pelas 21h30, no Centro Cívico de Feitos (Barcelos), o TPC - Teatro Popular de Carapeços apresenta a comédia em 3 actos "A Maluquinha de Arroios" de André Brun, com encenação de José Fernandes.
Dur. aprox. 120 min, M/6
"A Maluquinha de Arroios" Peça representada pela primeira vez em 1916, “A Maluquinha de Arroios” é uma deliciosa comédia em três actos, de André Brun (1881-1926), já adaptada ao cinema e à televisão. Retirado do negócio do bacalhau e tendo sido sempre “um escravo do dever”, Baltasar Esteves arrisca a primeira escapadela em casa da Maluquinha. Casa onde lhe aparece uma pessoa da família em cada canto!... Entretanto, vamos descobrindo “sonetos em verso”, latas de macarronete e amores anónimos que demoram a desvendar-se provocando suspiros, paixões e cenas de ciúmes. Enfim, ingredientes bastantes para termos uma peça muito divertida.

"Aluga-se Casa com Dez Divisões" + "Poemas & Poetas" com sucesso na Biblioteca Municipal de Barcelos.

No passado sábado o TPC regressou à Biblioteca Municipal para duas apresentações.
Numa noite com bastantes eventos em Barcelos, o Auditório da Biblioteca registou uma boa casa, para a segunda apresentação da comédia "Aluga-se Casa com Dez Divisões" pelo TPCjunior, que tinha estreado uma semana atrás na Casa do Povo de Carapeços.
Na primeira parte o TPoesiaC apresentou "Poemas & Poetas", uma Breve Antologia de Poesia Portuguesa. Para esta apresentação o TPoesiaC contou com o Director Artístico José Fernandes que se fez acompanhar por 3 elementos do TPCzinho.
Na segunda parte "Aluga-se Casa com Dez Divisões" divertiu tudo e todos com os amores e desamores de leonardo, a jovem viúva, a tia com gota e o jovem desejado. Continuamos sem certeza se no final foram felizes para sempre...
O TPC agradece mais um convite da Biblioteca Municipal e a todos quantos estiveram presentes!



TPCzinho encerra Comemorações do Dia Mundial da Criança na Biblioteca Municipal de Barcelos

Na passada quarta-feira, dia 1 de Junho, o TPCzinho encerrou as Comemorações do Dia Mundial da Criança na Biblioteca Municipal de Barcelos. Apresentou "Vamos Contar Histórias", com encenação de José Fernandes. Uma hora de teatro bem passada que divertiu miúdos e graúdos.
O TPC - Teatro Popular de Carapeços agradece o convite da Biblioteca Municipal a todos quantos estiveram presentes!



Liliana Dias é o novo elemento do TPCzinho


Depois de 2 meses "à experiência", Liliana Dias é o novo elemento do TPCzinho.
Com 15 anos, a residir em Carapeços, resolveu vir para o TPCzinho "porque falavam-me muito bem da organização, e como eu gosto de representar, decidi inscrever-me e tentar a minha sorte" confessa a Liliana.
Nestes 2 meses teve oportunidade de participar já em várias representações e faz um balanço positivo da experiência: "Estou a gostar muito desta experiência, está a ser muito boa, e é também uma nova etapa na minha vida".
Liliana tem provado que quer mesmo fazer parte do elenco e durante este período nunca faltou, estando sempre desejosa de aprender cada vez mais as Artes de Palco.
Bem-vinda Liliana, o TPC deseja-te votos de muitos sucessos no TPCzinho!

TPC no Jornal "Barcelos Popular" - Edição de 02/06/2011

TPCjunior estreou nova peça
Como habitual... Casa cheia


TPCjúnior estreou nova peça e, como é habitual, teve casa cheia.


"Aluga-se Casa com dez divisões" é a mais recente produção do TPCjunior, que subiu ao palco da Casa do Povo de Carapeços, pela primeira vez, no passado sábado, à noite. Aquele espaço, como é habitual, encheu-se em noite de estreia e os aplausos fizeram vibrar os oito elementos intervenientes. Jacinta Correia, Diana Correia, Clara Fernandes, Bernardete Rodrigues, David Miranda, Diana Rodrigues e Vítor Pombo dão vida a uma história que se pauta por encontros e desencontros amorosos. A partir de um espirro saudado com "Dominus Tecum", pela boca de uma viúva, nascem novos amores não correspondidos, tias com gota, desejos em alugar uma casa, entre outras peripécias que divertiram o público durante 30 minutos. Uma comédia pequena que deixou um sabor a mais e que faz parte de um projecto sobre a temática das viúvas, da qual fará parte uma outra peça, da autoria de André Brun, que, neste momento, está a ser ensaiada por esta secção juvenil do Teatro Popular de Carapeços (TPC). "Aluga-se Casa com dez divisões" foi ainda modernizada e, por isso, a adaptação feita pelo director artístico José Fernandes. "Alterei a linguagem para termos mais modernos, os nomes das personagens e aspectos pontuais do enredo", assinalou, argumentado que a peça é de autor desconhecido. Para o sucesso deste trabalho também contribuíram Carmo Bernardino que ajudou no guarda-roupa, Carlos Fitas foi o responsável pelo Desenho de Luz, Afonso Miranda operou a Luz e o Som, José Fernandes repartiu-se pela Cenografia e Selecção Musical, enquanto o Design Gráfico foi assinado por João Figueiredo.
Quanto à encenação, Fernandes engrandeceu a autonomia do grupo. A próxima representação está agendada para este sábado, a partir 21h30, na Biblioteca Municipal de Barcelos. O espectáculo começará com a exibição do TPoesiaC que através de "Poemas&Poetas" divulgará poetas de língua portuguesa.
Autor: Edite Miranda
Foto: João Figueiredo

quinta-feira, 2 de junho de 2011

TPC no "Jornal de Barcelos" - Edição de 01/06/2011

Clique na imagem para ampliar

Casa cheia em Carapeços para assistir à estreia da comédia “Aluga-se Casa com Dez Divisões" pelo TPCjunior

O TPCjunior estreiou no passado Sábado, 28 de Maio, numa Casa do Povo de Carapeços completamente lotada, a comédia “Aluga-se Casa com Dez Divisões”, uma adaptação de José Fernandes a partir de uma peça de autor desconhecido.
Um regresso em grande do TPCjunior depois de algum tempo de inactividade.  “Aluga-se Casa com Dez Divisões” é a primeira peça de uma série intitulada "Viúvas e Companhia.
“Aluga-se Casa com Dez Divisões” é um trabalho colectivo do TPC junior, grupo dos que saltaram do TPCzinho e querem experimentar outro público, que não o infantil. É constituído por 9 elementos com idades dos 18 aos 22 anos.
O TPC - Teatro Popular de Carapeços agradece a todos quantos estiveram presentes!