domingo, 2 de dezembro de 2012

De regresso à Biblioteca Municipal. TPC apresenta "Falar Verdade a Mentir" de Almeida Garrett

Depois de no passado dia 23 de Novembro o TPoesiaC, secção de Poesia do TPC, ter apresentado "Poemas & Poetas", na próxima sexta-feira, dia 7 de Dezembro, pelas 21h30 na Biblioteca Municipal de Barcelos, o TPC - Teatro Popular de Carapeços apresenta "Falar Verdade a Mentir" de Almeida Garrett, com encenação de José Fernandes. "Falar Verdade a Mentir" é um texto recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (8º Ano).
O espetáculo tem entrada livre e insere-se na rubrica “Do Texto ao Teatro”, no âmbito do projecto “Barcelos a Ler”, promovido pela Biblioteca Municipal, que visa a democratização do acesso à cultura, à informação e à inclusão social e o combate à iliteracia.


Amor a quanto obrigas! Ou será amor, mas com dinheiro, a quanto obrigas? Teatro dentro do teatro, “Falar Verdade a Mentir” é uma das comédias em um acto de Almeida Garrett. José Félix tem um duplo amor: Joaquina e o dote desta, qual deles mais intenso. Mas o dote só será dado se a ama da Joaquina, a menina Amália, se conseguir casar. Mas com quem? Com Duarte, muito bom rapaz, mas que, qual fonte inspiradora para os dias de hoje, é um mentiroso compulsivo.
E como mentir é muito feio, o pai de Amália, um negociante dos antigos, quer dizer “nada de aldrabões na família”, anda desconfiadíssimo de que Duarte é uma encarnação do Pinóquio. Mas não é que é mesmo?! Entra então o José Félix a tentar transformar as mentiras em verdades… Nada que não estejamos habituados a ver também nos dias de hoje.
No meio ainda há tempo para despejar o… o… o, pois aquilo da noite e também para recordar o suspense dos duelos dos filmes de cowboys. Dur. aprox. 60 min (sem intervalo), M/12

Sem comentários:

Enviar um comentário